Conheça alguns dos softwares mais utilizados na engenharia

16 de Abril de 2013
Conheça alguns dos softwares mais utilizados na engenharia

Diversos tipos de softwares são usados na engenharia, tanto pelos alunos no curso de engenharia quanto pelos engenheiros no exercício da profissão. Os programas desenvolvidos, e aperfeiçoados com o tempo, servem como instrumentos eficientes na otimização do trabalho no que diz respeito à qualidade e praticidade.

O desenvolvimento de novos softwares e o aperfeiçoamento dos já existentes é um processo constante e tem se tornado cada vez mais intenso.  AutoCAD, MATLAB, Ftool, Excel são alguns dos softwares mais usados atualmente.

AutoCAD

foto2O AutoCAD é um software do tipo CAD (desenho assistido por computador) produzido pela Autodesk. Criado em 1982, foi o primeiro do gênero a ser executado em computadores domésticos o que veio a ser um fator chave para a sua grande popularização. Utilizado para a elaboração de desenho técnico em duas dimensões e para a criação de modelos tridimensionais, o software vem disponibilizando também, em suas versões mais recentes, vários recursos para a visualização em diversos formatos.

Atualmente, desponta como um dos softwares mais utilizados por profissionais de diferentes áreas com dezenas de ramificações totalmente independentes. Enquanto líder no mercado mundial, especialistas profetizam a liderança absoluta no mercado brasileiro pelos próximos 10 anos.

AutoCAD

Exemplo de planta baixa no AutoCAD 2012

 

Excel

foto4O Excel é um programa de planilha eletrônica desenvolvido pela Microsoft para Windows, que pode ser utilizado para calcular, armazenar e trabalhar com lista de dados, criar relatórios e gráficos, sendo recomendado para planejamentos, previsões, análises estatísticas e financeiras, simulações e manipulação numérica em geral.

Por ser um programa escrito para Windows, tem acesso a todas as funções que o ambiente proporciona, como por exemplo, a troca de dados entre aplicativos (Word, PowerPoint, etc). É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essa plataforma e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.

Excel

Exemplo de planilha formatada no excel

Ftool

foto 6O FTOOL, idealizado pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e desenvolvido, inicialmente, em 1991, é um programa de domínio público destinado ao ensino do comportamento de estruturase ao cálculo estrutural de pórticos planos, treliças, vigas, entre inúmeras outras estruturas da Engenharia Civil. Do seu objetivo básico decorre a necessidade do FTOOL ser uma ferramenta simples, unindo em uma única interface recursos para uma eficiente criação e manipulação do modelo (pré-processamento) aliado a uma análise rápida e transparente da estrutura e a uma visualização de resultados rápida e efetiva (pós-processamento).

O programa vem sendo utilizado em algumas disciplinas como de Mecânica – Estática e Resistência dos Materiais na UESC, permitindo um grande número de aplicações práticas. Trata-se realmente de uma ferramenta incrível que tem sido usada em muitas universidades em todo país, em disciplinas voltadas para cálculo de estruturas, nos cursos de Engenharia Civil.

foto 7

MATLAB

foto 8MATLAB (Matrix Laboratory) é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O software foi criado no fim dos anos 1970 por Cleve Moler e integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

O MATLAB é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requer dimensionamento. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante em linguagem C/C++. Além disso, as soluções dos problemas são expressas quase exatamente como elas são escritas matematicamente.

Atualmente, é largamente utilizado nas áreas da educação, em especial no ensino da álgebra linear e análise numérica.

Fonte: http://construcaocivilpet.wordpress.com/

Categorias :
TOPO